Gergelim: 5 benefícios e formas de uso

gergelim benefícios e formas de uso

Vamos falar sobre o gergelim e os benefícios e suas diferentes formas de uso. O gergelim é uma semente pequena, porém poderosa, repleta de benefícios nutricionais. Além de adicionar sabor e textura a diversos pratos, o gergelim oferece uma variedade de vantagens para a saúde. Pois neste artigo, exploraremos o gergelim e os 5 benefícios e algumas formas de uso criativas de incorporá-lo em nossa alimentação.

1º Rico em nutrientes: O gergelim é uma excelente fonte de nutrientes essenciais, incluindo cálcio, ferro, magnésio, fósforo e vitamina B6. Portanto esses nutrientes desempenham papéis vitais no fortalecimento dos ossos, saúde cardiovascular, função cerebral e produção de energia.

2º Fonte de antioxidantes: O gergelim é rico em antioxidantes, como lignanas e vitamina E, que ajudam a combater o estresse oxidativo e proteger o corpo contra danos causados pelos radicais livres. Então os antioxidantes também podem contribuir para a saúde da pele, prevenir o envelhecimento precoce e reduzir o risco de certas doenças.

3º Benefícios para a saúde do coração: Devido à presença de gorduras saudáveis, como ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, o gergelim pode ajudar a manter a saúde do coração. Pois essas gorduras benéficas auxiliam na redução do colesterol LDL (o “colesterol ruim”) e na promoção de níveis saudáveis de colesterol.

4º Auxílio na digestão: As fibras presentes no gergelim contribuem para uma boa saúde digestiva. Elas ajudam a promover a regularidade intestinal, prevenir a constipação e manter um microbioma intestinal saudável. Além disso, as fibras podem promover a sensação de saciedade, auxiliando no controle do peso.

5º Versatilidade nas preparações culinárias: Use o gergelim de maneiras deliciosas na culinária! Então adicione-o a saladas, iogurtes, smoothies e pratos quentes para crocância e nutrientes. Use tahine em homus e molhos. As sementes de gergelim também são ótimas em óleo de cozinha ou como cobertura em pães e bolos.

O gergelim é uma semente poderosa que oferece benefícios significativos à saúde. Seus nutrientes, antioxidantes, propriedades para a saúde do coração e digestão fazem dele uma adição valiosa à nossa alimentação. Então experimente incorporar o gergelim em suas refeições diárias e desfrute dos seus múltiplos benefícios para a saúde de forma deliciosa e versátil.

Quer saber mais sobre o gergelim? Acompanhe o texto abaixo:

Existem três tipos principais de gergelim: gergelim branco, gergelim preto e gergelim integral. Aqui estão as diferenças entre eles:

Gergelim branco: O gergelim branco, amplamente disponível, é o tipo mais comum. Sua casca externa é removida, resultando em cor clara e sabor suave. Pois é usado em pães, bolos e biscoitos, sendo popular na culinária asiática e na produção de tahine, pasta de gergelim.

Gergelim preto: O gergelim preto possui uma casca externa escura e sementes menores em comparação com o gergelim branco. Ele tem um sabor mais intenso e terroso. O gergelim preto é frequentemente usado como cobertura em pães, bolos e saladas, adicionando uma cor contrastante e um sabor único aos pratos. Além disso, ele também contém mais antioxidantes do que o gergelim branco.

Gergelim integral: O gergelim integral, também conhecido como gergelim marrom, é o tipo menos processado. Ele possui a casca externa intacta, o que resulta em uma cor marrom e uma textura mais fibrosa. O gergelim integral é considerado a forma mais nutritiva do gergelim, pois mantém todos os seus nutrientes, incluindo fibras, vitaminas e minerais. Ele pode ser usado em diversas preparações, desde receitas salgadas até doces.

Cada tipo de gergelim tem suas características distintas de sabor, cor e textura. Então a escolha do tipo de gergelim a ser utilizado dependerá do resultado desejado na receita e das preferências pessoais em relação ao sabor e aparência.

Então se você quer disponibilizar produtos de gergelim em sua loja, clique AQUI e veja todos os produtos relacionados que temos em nosso e-commerce.

Quer mais artigos sobre alimentos saudáveis, então clique AQUI e tenha acesso a tudo o que publicamos sobre esse assunto.

Movimento mundial pelo fim dos alimentos transgênicos

Os transgênicos são organismos geneticamente modificados (OGM) que possuem características genéticas que foram alteradas de forma artificial. Eles são criados com o objetivo de melhorar as propriedades de plantas, animais e microrganismos para fins agrícolas, industriais ou de pesquisa. Há um movimento mundial pela pelo fim dos alimentos transgênicos, pois há preocupações sobre os possíveis impactos […]

Linhaça: um super alimento e suas inúmeras aplicações

A linhaça é uma semente rica em nutrientes e fibras, e pode ser uma adição saudável à sua alimentação. Linhaça é classificada como um super alimento e possui inúmeras aplicações. Então aqui estão algumas maneiras de usar a linhaça: 1. Semente de Linhaça:Você pode consumir as sementes de linhaça inteiras. No entanto, para obter o […]

pasta de amendoim processo produtivo

Pasta de Amendoim: benefícios e processo produtivo

A pasta de amendoim é mais do que apenas um acompanhamento saboroso para o seu pão favorito. Ela é amplamente reconhecida como um superalimento devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde e ao alto valor nutricional que oferece. Rico em proteínas, fibras e gorduras saudáveis, a pasta de amendoim pode ser uma adição valiosa […]