Pasta de Amendoim: benefícios e processo produtivo

pasta de amendoim processo produtivo

A pasta de amendoim é mais do que apenas um acompanhamento saboroso para o seu pão favorito. Ela é amplamente reconhecida como um superalimento devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde e ao alto valor nutricional que oferece. Rico em proteínas, fibras e gorduras saudáveis, a pasta de amendoim pode ser uma adição valiosa à sua dieta. Nesse texto vamos falar um pouco sobre a pasta de amendoim e o seu processo produtivo desse superalimento, além de falar um pouco sobre alguns motivos pelos quais a pasta de amendoim é considerada um superalimento.

1) Fonte de Proteína: A pasta de amendoim é uma excelente fonte de proteína vegetal. Ela contém aminoácidos essenciais que o corpo precisa para a construção e reparo de tecidos. Para vegetarianos e veganos, a pasta de amendoim pode ser uma maneira eficaz de obter proteínas de alta qualidade.

2) Gorduras Saudáveis: A pasta de amendoim é rica em gorduras insaturadas saudáveis, incluindo ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados. Essas gorduras ajudam a manter o coração saudável, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

3) Fibras: A pasta de amendoim é uma boa fonte de fibras, que são essenciais para a saúde digestiva. As fibras ajudam a manter o sistema digestivo funcionando adequadamente, promovendo a regularidade e ajudando a prevenir problemas gastrointestinais.

4) Vitaminas e Minerais: A pasta de amendoim é rica em vitaminas e minerais, como vitamina E, magnésio, potássio e vitaminas do complexo B. Esses nutrientes desempenham papéis importantes na manutenção da saúde geral do corpo.

5) Energia Sustentável: Devido à combinação de proteínas, gorduras e fibras, a pasta de amendoim oferece energia duradoura. Ela pode ser uma ótima opção para um lanche pré-treino ou para manter a energia durante o dia.

6) Controle de Peso: Embora a pasta de amendoim seja caloricamente densa, estudos têm sugerido que seu consumo moderado pode ajudar na sensação de saciedade, o que pode auxiliar no controle do apetite e na perda de peso.

Lembre-se de que, embora a pasta de amendoim tenha muitos benefícios, é importante consumi-la com moderação, especialmente se você estiver controlando a ingestão de calorias. Certifique-se de escolher uma pasta de amendoim que seja natural, sem adição de açúcares ou óleos hidrogenados. Incorporar a pasta de amendoim em uma dieta equilibrada e variada pode ser uma ótima maneira de aproveitar todos os benefícios desse superalimento delicioso.

Como é produzida a pasta de amendoim?

A pasta de amendoim é feita a partir de amendoins torrados, e o processo é relativamente simples. Até porque é um produto com apenas um ingrediente principal: AMENDOIM.

Principal e único ingrediente das nossas pastas integrais:

  • Amendoim torrado

Abaixo uma descrição simplificada de como se dá o processo de produção de pastas de amendoim:

Seleção dos Amendoins: Seleção de amendoins de boa qualidade, frescos e livres de mofo. Geralmente são utilizados amendoins sem casca e sem pele para uma textura mais suave na pasta.

Torrar os Amendoins: Os amendoins são torrados em fornos especiais a cerca de 180-200°C durante aproximadamente 10 a 15 minutos, sempre em movimento para que todos fiquem dourados e liberem um aroma. O tempo de torra pode variar um pouco, mas tudo é controlado para que fiquem torrados e não queimados.

Resfriar os Amendoins: Após torrar, um processo de resfriamento para que entrem no próximo processo.

Processamento: Os amendoins torrados e resfriados são processados industrialmente. Aqui são adicionados alguns ingredientes quando a pasta não será integral como sal, whey, óleo de algodão, leite em pó, polidextrose, soro de leite, avela, lecitina de girassol, edulcorantes: glicosideo de steviol, aroma idêntico ao natural, etc.

Textura e Consistência: O tempo e o tido de processamento vai influenciar na textura final do produto.

Armazenamento: Nossa embalagens são pensadas para armazenar da melhor forma possível as nossas pastas. Disponibilizamos potes de 400g, 450g e 1,01kg.

Lembre-se de que a pasta de amendoim comercial geralmente inclui um pouco de óleo para melhorar a textura e a conservação, por isso pode ser mais suave do que a versão caseira. Além disso, você pode personalizar sua pasta de amendoim caseira adicionando ingredientes como mel, cacau em pó, canela ou até mesmo misturando com outras nozes para criar variações deliciosas.

Conheça toda a linha de pastas de amendoim da Livre D clicando AQUI!

Leia outras matérias sobre alimentos saudáveis clicando AQUI!

Movimento mundial pelo fim dos alimentos transgênicos

Os transgênicos são organismos geneticamente modificados (OGM) que possuem características genéticas que foram alteradas de forma artificial. Eles são criados com o objetivo de melhorar as propriedades de plantas, animais e microrganismos para fins agrícolas, industriais ou de pesquisa. Há um movimento mundial pela pelo fim dos alimentos transgênicos, pois há preocupações sobre os possíveis impactos […]

Linhaça: um super alimento e suas inúmeras aplicações

A linhaça é uma semente rica em nutrientes e fibras, e pode ser uma adição saudável à sua alimentação. Linhaça é classificada como um super alimento e possui inúmeras aplicações. Então aqui estão algumas maneiras de usar a linhaça: 1. Semente de Linhaça:Você pode consumir as sementes de linhaça inteiras. No entanto, para obter o […]

pasta de amendoim processo produtivo

Pasta de Amendoim: benefícios e processo produtivo

A pasta de amendoim é mais do que apenas um acompanhamento saboroso para o seu pão favorito. Ela é amplamente reconhecida como um superalimento devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde e ao alto valor nutricional que oferece. Rico em proteínas, fibras e gorduras saudáveis, a pasta de amendoim pode ser uma adição valiosa […]