O mercado de produtos saudáveis no Brasil

Há duas décadas, por volta dos anos 80, o consumo de adoçantes dietéticos no Brasil limitava-se a portadores de diabetes, que necessitam restringir o consumo de açúcar e eram vendidos com prescrição médica. Hoje já encontramos facilmente em supermercados e lojas de produtos saudáveis, isso se deve à preocupação com a saúde e com o impacto negativo que uma dieta rica em açúcar tem sobre a qualidade de vida. Qual o impacto do mercado de produtos saudáveis no Brasil? 

Nos últimos cinco anos o mercado de adoçantes no nosso país triplicou. 

Uma opta por ter uma alimentação saudável por vários motivos, desde a incidência de patologias, pela estética ou até mesmo influência de outras pessoas. 

Segundo Kotler (2001) os consumidores são influenciados por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos, e os culturais são os que exercem maior influência sobre eles. 

Hoje, o mercado de produtos saudáveis, vem experimentando um crescimento médio de 12,3% ao ano (Brasil Food Trends 2020). Em 2016, o gasto com produtos saudáveis segundo a Nielsen, era de 22% no Brasil. Para 28% dos brasileiros, consumir alimentos nutricionalmente ricos é muito importante. E 22% da população opta por comprar alimentos naturais e sem conservantes. 

Esses dados deixam claro que as pessoas estão mais preocupadas com a saúde, e que possuem mais informações. Sabe-se que uma alimentação saudável ajuda a prevenir problemas de saúde, entre eles algumas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e até mesmo câncer. (OPAS, 2019). Para se ter uma ideia a OPAS informa que diabetes causa em torno de 5% de todas as mortes globais e devem aumentar em mais de 50% nos próximos 10 anos se medidas urgentes não forem tomadas. 

O consumo de alimentos saudáveis também contribui para a redução de peso, sendo produtos mais integrais e com melhor nível nutricional. Segundo estudo da Nielsen sobre Saúde e Bem-Estar e 51% dos entrevistados consideram que estão acima do peso e 70% dos mesmos estão realizando algum tipo de dieta ou exercício físico para diminuí-lo. 

Por esses motivos, se torna de extrema importância informarmos a população sobre os benefícios e formas de prevenção de doenças crônicas, além de fornecer a eles, alimentos de fácil acesso, boa composição e, muitas vezes, baixo custo.   

Fontes: 
https://www.nielsen.com/br/pt/press-releases/2016/6-tendencias-de-varejo-na-america-latina/ 

https://alimentosprocessados.com.br/arquivos/Consumo-tendencias-e-inovacoes/Brasil-Food-Trends-2020.pdf

Quer ler mais matérias sobre Negócios Saudáveis? Clique nesse aqui

Movimento mundial pelo fim dos alimentos transgênicos

Os transgênicos são organismos geneticamente modificados (OGM) que possuem características genéticas que foram alteradas de forma artificial. Eles são criados com o objetivo de melhorar as propriedades de plantas, animais e microrganismos para fins agrícolas, industriais ou de pesquisa. Há um movimento mundial pela pelo fim dos alimentos transgênicos, pois há preocupações sobre os possíveis impactos […]

Linhaça: um super alimento e suas inúmeras aplicações

A linhaça é uma semente rica em nutrientes e fibras, e pode ser uma adição saudável à sua alimentação. Linhaça é classificada como um super alimento e possui inúmeras aplicações. Então aqui estão algumas maneiras de usar a linhaça: 1. Semente de Linhaça:Você pode consumir as sementes de linhaça inteiras. No entanto, para obter o […]

pasta de amendoim processo produtivo

Pasta de Amendoim: benefícios e processo produtivo

A pasta de amendoim é mais do que apenas um acompanhamento saboroso para o seu pão favorito. Ela é amplamente reconhecida como um superalimento devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde e ao alto valor nutricional que oferece. Rico em proteínas, fibras e gorduras saudáveis, a pasta de amendoim pode ser uma adição valiosa […]